Como está o mercado imobiliário na pandemia?

18/8/2021

Não é novidade para ninguém que a Covid-19 causou impactos em praticamente todos os setores econômicos existentes. Acontece que, mesmo com tantos efeitos negativos no mundo de uma maneira geral, alguns segmentos conseguiram resistir e até mesmo crescer. Mas afinal de contas, como está o mercado imobiliário na pandemia?

Não foram muitos os segmentos que conseguiram de fato suportar os efeitos da crise econômica causada pela Covid-19. E é justamente por isso que até mesmo os alvos de investidores, sejam eles grandes ou pequenos, também acabou mudando durante esse período tão turbulento.

Mercados que antes eram considerados extremamente sólidos e se mostravam como uma ótima oportunidade, de uma hora para outra, foram praticamente sucumbidos. Alguns outros, no entanto, praticamente ressurgiram das cinzas e passaram a se tornar mais atraentes aos olhos de quem busca investir.

Neste artigo você irá conhecer a atual situação do mercado imobiliário na pandemia e os motivos que fizeram com que esse segmento resistisse tão bem durante este período. Além disso, as conhecerá também as vantagens de se investir nesse mercado, mesmo em tempos tão incertos quanto estes.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O mercado imobiliário cresceu na pandemia

Os primeiros meses da pandemia de Covid-19 no Brasil foram assustadores. Isso porque ainda pouco se sabia sobre o vírus, então era um desafio até mesmo saber quais atitudes tomar para evitar que a doença se espalhasse e, também, que empresas ou setores econômicos acabassem quebrando.

De fato, muitos empreendimentos acabaram tendo que fechar as portas por conta do impacto causado pela Covid-19. No entanto, podemos dizer que a construção civil de uma maneira geral foi por outra linha. Afinal de contas, o mercado imobiliário cresceu na pandemia - uma surpresa para muitos.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor passou por uma expansão de 26% em 2020, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia. Ao todo, foram comercializadas 119.911 unidades no ano passado, o que mostra a força desse setor.

No entanto, engana-se quem pensa que os bons resultados pararam por aí. Na verdade, a perspectiva é de que o mercado imobiliário cresça mais de 30% em 2021, se tornando um dos mais atraentes aos investidores, no mesmo passo que segue sendo um dos mais seguros em alguns termos.

Como estava o mercado imobiliário antes do Brasil entrar na pandemia?

O fato é que as perspectivas em relação ao mercado imobiliário já eram boas antes mesmo do Brasil entrar na pandemia. Na verdade, foi quando a Covid-19 chegou ao país que muitos passaram a pensar que o setor não iria resistir aos impactos econômicos, assim como outros diversos segmentos não resistiram.

Ainda assim, o mercado imobiliário de uma maneira geral passou os últimos anos se recuperando dos impactos causados pela crise no setor em 2014. Em 2019, o segmento apresentou melhora e a expectativa passou a ser ainda mais positiva para 2020 - o que, apesar dos pesares, acabou se consolidando.

Muitos especialistas, inclusive, acreditam que a experiência dada pela crise de 2014 fez com que o segmento pudesse passar pela pandemia de forma “mais tranquila”. Outras condições, como a taxa Selic cada vez menor, também fizeram com que o segmento continuasse a crescer.

Além disso, tudo indica que o mercado continuará crescendo pelos próximos anos. A quantidade de brasileiros que ainda não possuem uma casa e a própria situação da Selic acabam contribuindo para que esse segmento continue aquecido por um bom tempo - se tornando alvo de investidores.

VEJA MAIS: Como está o mercado imobiliário para venda em 2021?

Mas afinal de contas, como está o mercado imobiliário na pandemia atualmente?

A pergunta que não quer calar para quem pretende investir nesse segmento é: afinal de contas, como está o mercado imobiliário na pandemia atualmente? Talvez nenhuma resposta seja tão definitiva e direta quanto esta: a todo vapor e crescendo cada vez mais com o passar dos meses.

O fato é que, durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a dar maior valor para o conforto oferecido pelas residências. Sendo assim, muitos decidiram que era o momento de buscar um imóvel mais confortável para viver, seja pagando aluguel ou comprando de fato.

Além disso, não é segredo para ninguém que a compra de um imóvel é um passo gigantesco na vida de muitas pessoas. Sendo assim, a grande aquisição de imóveis que estourou no ano passado e deve continuar estourando em 2021 mostra que muitos já estavam se planejando para isso.

Vale ressaltar também que o fato da Selic, a taxa de juros básica da economia brasileira, ter caído significativamente durante este período, também contribuiu para a movimentação no mercado. Isso porque o financiamento de um imóvel passou a ser muito mais barato, algo atrativo para os clientes.

Por que devo investir no mercado imobiliário na pandemia?

Se todo esse contexto ainda não foi o suficiente para te convencer, talvez você esteja se perguntando: por que eu devo investir no mercado imobiliário na pandemia? A resposta para esse questionamento é que, na verdade, a tendência é que esse segmento continue crescendo nos próximos anos - juntamente com o seu patrimônio.

A projeção da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) é que a venda de imóveis cresça cerca de 35% em 2021. Isso, somado ao fato de que a taxa Selic se encontra atualmente em uma baixa histórica, faz com que você possa comprar um imóvel que vai se valorizar ainda mais com o passar dos anos.

Além disso, a tendência é que a taxa selic, ou seja, o juros base da economia nacional, caia ainda mais em 2021. Há quem diga, inclusive, que ele chegue até mesmo em 2%. Isso significa que cada vez mais pessoas podem se sentir impulsionadas a adquirir um novo imóvel - o qual pode ser seu.

Em suma, pode-se dizer que o mercado imobiliário de uma maneira geral está bastante atrativo tanto para o vendedor quanto para o comprador. E é justamente isso que faz com que ele continue tão em alta nos últimos meses e com perspectivas ainda melhores para os próximos.

LEIA TAMBÉM: Vantagens de investir em imóveis

O mercado imobiliário é um dos mais seguros para se investir

Outro ponto positivo relacionado ao mercado imobiliário, fugindo um pouco também da questão da pandemia, é o fato dele ser um dos mais seguros para se investir. Isso porque ao comprar um imóvel com o intuito de negociá-lo, é praticamente certo que você conseguirá valores mais altos pelo que pagou por ele.

Isso porque a valorização de imóveis de uma maneira geral é gigante. Sendo assim, um imóvel que você compra hoje pode até mesmo dobrar de preço em alguns poucos anos, dependendo do andamento da economia.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.