Atualmente, existem dois problemas que permanecem presos na mente dos brasileiros: o risco fiscal e a inflação. Isso porque, com o recente aumento no preço dos alimentos, e a alta em vários outros produtos, reduz o poder de compra. Então, saiba como proteger investimentos da inflação e diversificar seu portfólio.
Primeiramente, antes de saber como proteger os investimentos da inflação, você precisará entender a real importância de se ter uma reserva de emergência. Assim, será possível se preparar para montar sua carteira de investimentos.
Portanto, ao iniciar a sua carteira de investimentos, você poderá utilizar sua renda fixa como reserva de emergência. Dessa forma, será possível diversificar seu portfólio de maneira facilitada, através dos ativos conservadores. Aliás, ao mesmo tempo em que poupará seu dinheiro para futuras oportunidades.
Então, ao entender essa necessidade, você estará pronto para pensar em investir, principalmente no mundo dos imóveis. Mas, é claro que existem outros locais para se investir seu dinheiro, e alguns deles são:
Logo, se você pretende começar a investir, tente encontrar boas oportunidades nessas áreas, e não se esqueça da sua reserva de emergência.
Antes de entender como proteger os investimentos da inflação, será preciso entender o que é a inflação. Então, esse conceito representa um aumento geral nos preços dos produtos do cotidiano. Portanto, a inflação ocorre quando o preço de algum item se encontra mais caro, ao ser comparado com o preço do mesmo produto, mas em outro período.
A inflação reduz o valor do dinheiro, seja ele de investimentos, ou no salário. Como conceito, a inflação pode ser identificada por duas características fundamentais:
Portanto, caso o preço de um único item aumente muito, ainda assim não temos inflação. Isso porque o aumento não é generalizado, e pode vir a baixar em algum momento.
Como você viu acima, existem alguns investimentos bons a serem considerados. Entretanto, não existe um investimento milagroso, que vai te garantir a vida ganha até a aposentadoria, entre outras vantagens. Então, mesmo que existam diversos tipos de investimentos no mercado, nem sempre eles trarão os resultados esperados.
Para garantir o sucesso dos seus investimentos e proteger os investimentos da inflação, o ideal é procurar por opções a longo prazo, como o mercado imobiliário. Assim, nada de pensar apenas no curto prazo, e esquece do futuro. O que pode ocorrer, por exemplo, é a inflação preocupar o investidor, que pode comprar títulos afetados pela correção da inflação.
Assim que a inflação está em alta, o ideal é procurar quais são as opções de renda fixa pós-fixadas dentro dos investimentos. Isso porque, segundo os especialistas na área, essa é a melhor forma de se proteger do aumento nos preços. Outra opção são os produtos ligados à inflação, como debêntures e o Certificado de Depósito Bancário (CDB).
Como você viu acima, é possível driblar a inflação, e se manter no mundo dos investimentos. Mas, ainda existem as pessoas que acreditam na eficiência da poupança, e que acabam ignorando os investimentos. Então, se você ainda acredita que a poupança é uma boa opção, saiba que ela é afetada pela inflação há muito tempo.
Por exemplo, durante 12 meses, até setembro de 2020, o rendimento da poupança foi de 2,67%. Um bom número, não é mesmo? Entretanto, com os valores da inflação aplicados, o retorno foi negativo, de 0,46%. Essa mesma lógica se aplica a ativos como CDBs de grandes bancos que pagam abaixo de 100% do CDI, além de fundos de renda fixa mais simples.
Portanto, para garantir a melhor utilidade ao seu dinheiro, o ideal é investir em imóveis. Isso porque, sejam empreendimentos comerciais ou residenciais, terrenos ou loteamentos, os imóveis sempre garantem um bom retorno. É por isso que muita gente que possui bastante dinheiro sempre conta com uma parte em investimentos em imóveis.
Mas, não é apenas por gosto pessoal, ou por chute. Assim, os investimentos em imóveis possuem razão para serem lucrativos. Isso porque essa é uma forma inteligente e segura de se garantir um patrimônio interessante. Além disso, o mercado oferece estabilidade, e um ótimo retorno financeiro. A seguir, confira algumas dicas de porquê investir em imóveis.
Primeiramente, os imóveis são lucrativos, pois todos precisam de um local para chamar de lar, ou para trabalhar, ou ainda para realizar compras e atividades de lazer. Isso porque todas essas atividades, e muitas outras, necessitam de imóveis para serem realizadas. Portanto, a demanda de mercado sempre vai existir, mesmo em tempos de crise.
Além da demanda de mercado, os investimentos em imóveis não são afetados pela quebra de bancos, e não podem ser congelados pelo governo, como a poupança. Dessa forma, esses ativos são os mais estáveis, principalmente em um país com histórico de instabilidade, como é o Brasil.
Além de serem seguros, os imóveis possuem altas chances de serem valorizados. Isso porque o país conta com um alto déficit habitacional, de 5,5 milhões de residências, segundo dados do IBGE. Portanto, ao faltarem casas para as pessoas morarem, mais mercado a demanda gera.
Além disso, o fator do aumento populacional também oferece alta para a demanda por imóveis. Assim, com estes dois fatores influenciando o mercado, o resultado é a valorização dos imóveis que já existem. Novos empreendimentos imobiliários são excluídos dessa conta, pois as construtoras não possuem a capacidade de atender toda a demanda.
As negociações dentro do mercado imobiliário são reguladas pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Assim, parcelas de compra, valor do aluguel, e demais pagamentos e transações relacionadas aos imóveis são automaticamente atualizados, gerando uma espécie de inflação exclusiva desse mercado. Portanto, para você irá proteger os investimentos da inflação de forma direta.
Por fim, investir em imóveis é uma ótima alternativa para garantir renda sem precisar trabalhar. Isso porque, os investimentos no setor geram renda passiva, o que pode substituir seu salário. Portanto, com a alta demanda pelos imóveis, mesmo em tempos de crise, sua renda pode ser complementada, ou ser completamente proveniente desse mercado.
LEIA TAMBÉM: 4 passos para saber quanto investir para se aposentar
Proteger os investimentos da inflação e diversificar o portfólio é fundamental para ficar livre de possíveis problemas. Aqui na Soedil você encontra unidades prontas para morar ou para investir o seu dinheiro. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre o assunto!
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.