Como trocar tomada?

10/12/2021

O padrão brasileiro de plugues e tomadas mudou há algum tempo, no entanto, nem todas as pessoas adaptaram suas casas para a mudança. Porém, trocar a tomada é uma tarefa bem importante.

Afinal, tem tudo a ver com a segurança de quem mora com você e com a proteção dos aparelhos utilizados da sua residência. Além disso, o padrão foi criado para facilitar a vida de todo mundo ao comprar eletrônicos.

Então, se você precisa trocar alguma tomada da sua casa, siga as instruções do nosso passo a passo neste post.

Antes de começarmos é importante que, se você não sentir segurança para trocar a tomada, o ideal é contratar um técnico. Pegue a sua caixa de ferramentas e vamos ao tutorial. Preparado?

Passo a passo de como trocar as tomadas da sua casa

Antes de começar, separe todas as ferramentas necessárias para fazer a troca. Você vai precisar, basicamente, de uma tomada nova, um alicate desencapador e algumas chaves de fenda de tamanhos diferentes.

Em suma, a tarefa de trocar a tomada não é tão difícil quanto pode parecer. No entanto, por estarmos lidando com eletricidade, é importante prestar muita atenção em cada etapa. Siga cada passo com cuidado. Vamos começar!

1. Compre a tomada certa

Dentro do padrão brasileiro, existem dois tipos de tomada: para plugues de aparelhos de 10 amperes, a tomada tem orifícios de 4 milímetros; para plugues de equipamentos que operam com 20 amperes, os furos são de 4,8 milímetros.

Por conta dessa pequena diferença, você precisa fazer um planejamento antes de comprar a tomada. Observe os plugues dos aparelhos da sua casa e veja a grossura dos pinos dos aparelhos da sua casa.

Geralmente, os equipamentos que mais consomem energia, como geladeira e ar condicionado, vão precisar das tomadas de 4,8mm. Por outro lado, é bom lembrar que plugues de 10 amperes funcionam também nas tomadas com furos maiores.

VEJA AINDA: Como tirar mancha de vinho da toalha

2. Desligue o disjuntor da residência

Essa etapa é a mais importante para garantir a sua segurança e evitar o risco de choques. Além disso, previne danos à rede elétrica causados por erros na hora da instalação.

Não é preciso desligar o disjuntor por completo, somente aqueles que correspondem aos circuitos das tomadas. Se você não conseguir encontrar, desligue o disjuntor geral.

Depois, é sempre bom garantir de que não há corrente passando pelo fio elétrico. Você pode conectar um aparelho e ver se ele funciona. Contudo, a melhor forma de fazer isso é por meio de um multímetro digital ou com uma caneta detectora de tensão.

Feito isso, podemos começar a trocar a tomada de fato.

3. Desparafuse a tomada

O próximo passo é desparafusar a placa da tomada com o auxílio da chave de fenda. Em seguida, use a mesma ferramenta para retirar a tomada.

Agora, será possível verificar se a tomada antiga poderá ser substituída por uma nova para equipamentos de 20 amperes. Para isso, é preciso medir os fios. O cabo de bitola indicado para esse caso deve medir 2,5 mm.

Se não chegar na medida, é indicado interromper a troca, colocar a tomada de volta no lugar e chamar um técnico para fazer o serviço. Caso contrário, podemos prosseguir com a substituição.

4. Desconecte os fios

Novamente, com a ajuda de uma chave de fenda, retire os parafusos que deixam os fios conectados à tomada.

Nas tomadas mais simples, haverá apenas dois fios nas cores azul e vermelho. Porém, poderá haver um terceiro fio na cor verde (fio terra) em casas com aterramento elétrico.

Se na sua residência não tiver, é importante contratar um profissional para fazer este serviço e deixar o seu lar ainda mais seguro.

5. Desencape os cabos com alicate

Com ajuda do alicate desencapador, uma ferramenta feita para essa funcionalidade, você deverá remover a ponta da capa protetora dos fios, de modo que, a parte metálica fique totalmente dentro da tomada.

É importante tomar cuidado nessa etapa, não encoste na parte desencapada nem segure dois fios ao mesmo tempo. Com esse procedimento concluído, vamos reconectar os cabos.

6. Conecte os fios na nova tomada

Agora, precisamos conectar todos os fios na nova tomada. Entretanto, cada um dos cabos deve ser inserido em um orifício específico. Para saber a posição correta da tomada, lembre-se de que o furo central deve ser posicionado para cima.

Sendo assim, o fio fase (vermelho), vai sempre do lado direito da tomada, enquanto o fio neutro (azul), fica do lado esquerdo. Se houver dois fios fase, eles devem ser fixados nas extremidades. Por fim, o fio terra (verde) deve ser posicionado no meio.

Com a chave de fenda, afrouxe os parafusos, coloque cada fio no orifício correspondente e aperte novamente. Faça esse procedimento separadamente em cada um dos cabos.

Verifique se está tudo bem preso e podemos partir para a finalização.

7. Finalize a substituição

Por fim, coloque a tomada no lugar. Para isso, acomode toda fiação para dentro do furo da parede, insira os parafusos e fixe a tomada com a ajuda da chave de fenda.

Para se certificar de que tudo está funcionando, religue o disjuntor e faça o teste de conexão. Assim, estará finalizada a troca de tomada.

CONFIRA TAMBÉM: Como manter o apartamento sempre limpo?

Por que é importante fazer a troca de tomada?

Facilidades e maior segurança. Com essas palavras, podemos descrever o objetivo da criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas. A padronização está prevista na norma brasileira NBR 14136 criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Vamos entender melhor as vantagens dessa mudança.

Por que facilidade?

Antes da padronização ser criada, havia 8 tipos de tomadas e 12 tipos de plugues diferentes circulando pelo Brasil. Essa diversificação existia por conta dos aparelhos importados, onde cada país tem o seu padrão.

Você provavelmente já deve ter se deparado com alguma delas, por isso, consegue entender do que estamos falando. Daí, por existirem tantos plugues e tomadas diferentes, as pessoas tinham que recorrer ao uso de adaptadores. Uma prática que pode não oferecer ser tão segura.

E a segurança?

A partir disso, entra o segundo ponto do porquê é importante trocar tomadas para o padrão: é questão de segurança.

Primeiro porque nos modelos antigos, havia chance de uma pessoa ter contato com a parte metálica do plugue. Dessa maneira, existe o risco de sofrer um choque elétrico.

Assim, uma tomada antiga ou danificada, além de prejudicar o uso de aparelhos eletrônicos, representa um enorme risco para a segurança.

Nesse sentido, o terceiro pino dos plugues estão presentes em alguns equipamentos. Essa pequena estrutura é chamada de condutor terra.

O pino de aterramento elétrico serve para evitar que aconteçam curtos-circuitos, resultando em um choque elétrico para quem estiver usando o aparelho. Além disso, também reduz as chances dos equipamentos queimarem, em especial, nos momentos de tempestades com trovoadas.

Isto posto, trocar a tomada antiga pelas novas traz muitas vantagens, sobretudo, quando o assunto é segurança durante uso de equipamentos elétricos. Além disso, o padrão também serve para facilitar a nossa vida.

Se a fiação elétrica da sua casa for muito antiga, com mais de 15 anos, por exemplo, o mais adequado é contratar um profissional. Isso porque talvez seja necessário fazer outras mudanças, além de trocar a tomada, que precisará de conhecimento técnico.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.