Todo mundo possui um móvel antigo, ou até mesmo um tanto quanto acabado, que está jogado em algum canto da casa. No entanto, engana-se quem pensa que não dá para transformar por completo essa peça e fazer com que ela volte a ser útil e ainda mais bonita. E é por isso que você precisa conhecer algumas dicas de como reformar móveis.
A mudança para um novo imóvel geralmente é acompanhada de uma série de investimentos para a mobília do local. Acontece que, na grande maioria das vezes, acabamos gastando dinheiro demais com móveis que poderíamos ter reformado e recuperado por um preço bem mais em conta.
Acredite, estantes, cadeiras, mesas, armários e até mesmo portas podem ser transformadas por completo e serem totalmente incorporadas ao estilo da residência. Tudo isso de uma forma bonita e, ainda por cima, de acordo com a sua personalidade - que é algo que a personalização permite.
Neste artigo, você irá ficar por dentro de algumas das melhores dicas da atualidade sobre como reformar móveis. Além disso, falaremos sobre as vantagens de recuperar uma mobília antiga ou usada e como ela pode ser incorporada em um ambiente, novamente, com um aspecto completamente novo e bonito.
Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.
Antes de entrarmos nas dicas de como reformar móveis de fato, é interessante entender as vantagens de apostar em uma reforma. Afinal de contas, muitas pessoas acabam tendo receio de não conseguir dar uma destinação correta para a mobília, por ela ser muito antiga, por exemplo. No entanto, ela pode ser transformada por completo.
Uma das grandes vantagens de reformar um móvel é justamente o fato de que você irá economizar com a compra de um novo. Na grande maioria das vezes, é preciso somente de alguns materiais relativamente baratos e um pouco de tempo para transformar uma mobília antiga e utilizada em algo novo e ideal para a casa.
Além disso, trabalhar na reforma de um móvel também permite que você faça personalizações que tenham mais a ver com a sua moradia de fato. Sendo assim, pode aplicar uma cor que não encontraria em um móvel novo ou, até mesmo, mudar algumas peças para que ele tenha uma função completamente única e diferente.
E, por fim, vale ressaltar que muitos móveis antigos possuem uma qualidade infinitamente inferior aos dos novos, justamente por conta dos materiais. Sendo assim, ao reformá-lo, além de economizar dinheiro você pode fazer um bom proveito de uma mobília que é mais resistente e que durará muitos anos a mais.
Sendo assim, confira logo algumas dicas de como reformar os móveis da maneira certa:
A primeira dica de como reformar móveis é, justamente, saber de qual material que ele é feito. Isso porque a forma de trabalho e a necessidade de alguns itens irão variar de acordo com isso. As mobílias de MDF, por exemplo, podem ser reformadas com um procedimento considerado um tanto quanto simples, com materiais bem definidos.
Para reformar um móvel de MDF você precisará, primeiramente, de uma lixa ou lixadeira para deixar a superfície da mobília bem áspera e regular. Depois de lixar a madeira, é preciso passar um pano para retirar o excesso de poeira, justamente para que não haja nenhuma irregularidade que vá atrapalhar a pintura futuramente.
O próximo passo é ficar de olho nos detalhes ruins do móvel, como por exemplo uma parte que está muito lascada ou até mesmo um pouco quebradinha. Para resolver isso, é necessário passar uma massa exclusiva para madeira, para preencher aquele espaço, e depois partir para a lixação de novo.
O último passo para reformar um móvel de MDF por completo é nada mais nada menos do que dar uma nova cor à mobília. Aí vai de acordo com a sua criatividade, uma vez que é possível aplicar praticamente qualquer coloração aos móveis de uma maneira geral. No entanto, não se esqueça de comprar uma tinta exclusiva para madeira.
VEJA MAIS: Melhores condomínios em Campinas
Se os móveis de hoje em dia normalmente são feitos em MDF ou outros materiais semelhantes, os antigos na grande maioria das vezes eram de madeira maciça. Acontece que os procedimentos para uma reforma, e sobretudo os materiais utilizados, irão variar de um para o outro - algo que merece a sua atenção.
Sendo assim, a primeira dica de como reformar móveis de madeira maciça é justamente ficar atento à coloração do mesmo. Isso porque boa parte dessas mobílias possuem uma cor muito forte, a qual é fruto de várias camadas de verniz dadas ao longo do tempo, e que realmente são bem difíceis de serem tiradas.
Acontece que você pode optar por duas maneiras de tirar essa coloração forte de verniz. A primeira, é utilizar uma lixa ou lixadeira, algo que dá muito trabalho porque você precisará ficar muito tempo lixando, o que pode ser bem cansativo. A segunda opção é muito mais simples e fácil, e tem como base a utilização do produto Stripitizi.
O Stripitizi é um produto muito forte, uma espécie de gel que quando aplicado sobre a madeira maciça acaba retendo toda a sua coloração. Ele deve ser aplicado com uma espátula e sob o uso de luvas, máscaras e outros itens de proteção, uma vez que pode fazer mal para a sua saúde.
Depois de aplicá-lo, basta retirar o gel que a madeira irá ficar muito bonita e com a sua cor original, sem aquela coloração forte do verniz. Daí basta lixar novamente, passar um pano para tirar o pó e aplicar uma nova cor com tinta para madeira.
CONFIRA AQUI: Como planejar a decoração de uma Varanda Gourmet
E para finalizar as dicas de como reformar móveis, saiba que você não precisa ficar preso na composição original da mobília. Isso porque, uma vez que você está transformando-a e personalizando-a, é possível dar uma nova cara à mesma através de pequenas alterações estruturais e em detalhes que vão além da cor.
Em um armário, cômoda ou até mesmo criado mudo, por exemplo, é possível trocar os puxadores por outros novos e estilizados. Às vezes você não gosta do estilo dos puxadores e quer dar uma cara diferente para a mobília, então só precisa comprar outros, em uma loja física ou online, que estejam de acordo com os seus gostos.
Em um móvel do gênero também é possível trocar os pés, caso ele realmente tenha. Uma escrivaninha fixa, por exemplo, pode ter o seu pé tradicional trocado por rodinhas, o que facilita na movimentação. Ou, um rack de chão para a sala pode ser complementado com pés rústicos, aqueles que ficam quase que na diagonal.
É possível brincar de diversas formas na reforma de um móvel e deixá-lo ainda mais bonito e estilizado. Trocar tampos, tirar algumas portas e deixá-las sem ou substituí-las por cortinas, substituir uma gaveta por outra de um estilo diferente e, até mesmo, utilizar a mobília de outra forma.
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.