Dicas para deixar o apartamento mais seguro para crianças

24/11/2021

Com a chegada dos filhos vem a preocupação: como deixar o apartamento mais seguro para bebês e crianças? E ter essa atenção é muito importante, em especial, nas primeiras fases da vida.

Para os pequenos, o mundo é repleto de descobertas todos os dias. A partir daí, surge a curiosidade sobre os objetos da casa e eles querem pegar na mão o que veem pela frente.

Ou, então, os bebês começam a dar os primeiros passos e tudo vira “apoio” para se segurarem. Nesse momento, as quedas também são bastante comuns.

Para quem já tem filhos ou pensa em ter, sabe que todo cuidado pode ser pouco com eles. Assim, a segurança se torna a maior prioridade no lar.

Portanto, se você quer saber o que fazer para tornar a sua casa ou apartamento mais seguro para crianças, não deixe de conferir as nossas orientações a seguir. É só continuar a leitura.

VEJA MAIS: Perturbação do sossego como denunciar?

Como deixar apartamento seguro para crianças + dicas para cada cômodo

Trazer mais segurança para o seu lar requer uma série de medidas e alguns objetos de proteção para investir. Afinal, acidentes domésticos com crianças acontecem com frequência e muitos podem ser evitados ao tomar alguns cuidados.

Aqui, preparamos uma lista com 6 dicas para você deixar a casa ou apartamento mais seguro para as crianças. Confira:

1.    Invista em protetores para móveis e tomadas

Quando os pequenos começam a andar, ou até mesmo engatinhar, eles sentem a vontade de colocar os dedinhos em tudo. Inclusive, colocar objetos nas tomadas.

Em razão disso, um dos passos mais importantes é usar os protetores de tomadas, especialmente, nas que são mais baixas e estão no alcance deles.

Além do mais, não esqueça de colocar protetores naquelas que estão mais escondidas, mas ainda acessíveis, como atrás ou em cima do sofá, nem deixe fios soltos.

Seguindo a mesma lógica, você pode investir em protetores de silicone ou borracha para quina dos móveis como mesas, estantes ou qualquer outro objeto que tenha uma ponta mais evidente.

Portanto, os protetores de quina são bem importantes porque evitam que as crianças se machuquem em estruturas pontiagudas.

2.    Mantenha produtos de limpeza e medicamentos em locais altos

Organize todos os remédios em uma única caixa e coloque em um espaço que os pequenos não tenham acesso, como armários e prateleiras altas.

Da mesma forma que os produtos de limpeza, a curiosidade faz com que eles ingerem as substâncias e tenham graves infecções.

Caso não seja possível guardar no alto, utilize travas nos armários. Eles funcionam da mesma forma que os protetores de tomada: deixam determinado objeto ou espaço inacessível para crianças.

Além disso, não coloque esses produtos em recipientes destinados a alimentos. Isso pois esses líquidos chamam bastante atenção das crianças e a embalagem pode causar confusão, até mesmo para as mais velhas.

Se possível, para uma melhor organização da casa, coloque etiquetas de identificação em todos os produtos e mercadorias. Em resumo, tudo o que pode ser ingerido e fazer mal à criança deve ficar inacessível para ela.

3.  Coloque telas de proteção nas janelas e grades segurança nas escadas

Janelas e escadas também apresentam riscos em apartamentos com crianças. Por isso, instale telas ou grades de proteção em todas as janelas da residência.

As escadas, por sua vez, devem ser inacessíveis para os pequenos. Então, isso vai deixar o apartamento mais seguro para crianças.

LEIA AQUI: Vale a pena investir em imóveis em 2022?

4.    Tome cuidado com equipamentos elétricos

O ferro de passar roupa, por exemplo, pode ser um utensílio bastante perigoso. Ao andar e agarrar tudo, o bebê pode segurar o fio e acabar derrubando.

O acidente, além de machucar por conta do peso do equipamento, pode causar queimaduras bastante desagradáveis.

Sem mencionar o risco do choque elétrico por se tratar de um aparelho conectado à eletricidade. Por isso, evite passar roupa perto das crianças e quando terminar ou pausar o serviço, tire o ferro da tomada e guarde em um local longe delas.

E por falar em utensílios domésticos, temos um tópico bem importante relacionado a eles na cozinha.

5. Adote cuidados de acordo com os cômodos

A cozinha deve ser o ambiente que apresenta mais perigo para os nossos pequenos. São inúmeras ferramentas, utensílios e equipamentos que podem causar acidentes. Por isso, merece uma atenção exclusiva. Confira dicas:

  • Ao cozinhar, utilize as bocas de trás do fogão;
  • Os cabos das panelas devem ficar para dentro do fogão ou para um lado que evite o alcance da criança;
  • Aqui, você pode usar as mesmas travas que falamos anteriormente para guardar talheres e outros objetos cortantes ou pontiagudos nos armários;
  • Esconda todos os fios de eletrodomésticos.

Depois de adotar os cuidados necessários na cozinha, vamos adaptar algumas coisas na sala. Preste bem atenção nas dicas, para deixar o seu apartamento mais seguro para crianças.

Em primeiro lugar, os tapetes devem estar "grudados" no chão de alguma forma, a fim de impedir que os pequenos tropecem na peça. Afinal, quando eles estão conquistando o equilíbrio ao andar, é completamente normal a falta de coordenação motora.

Um apartamento seguro para crianças tem armários trancados e quaisquer fios escondidos. Aqui, é primordial não esquecer dos protetores de tomada e de quina que mencionamos no início do artigo.

Não tenha móveis com rodinhas, mas se houver, mantenha-os distantes de janelas ou tranque-os. Isso vale para outros ambientes da casa, principalmente, no dormitório deles.

6. Tenha atenção com o quarto do bebê ou da criança

Tudo começa com a escolha do berço. Pesquise bastante e se informe sobre as funcionalidades de cada um. Para os menores, as caminhas devem ter grades bem firmes para impedir que saiam do móvel ou sofram uma queda. A mesma orientação serve para os beliches.

No mobiliário, o ideal é que todos tenham cantos arredondados ou que sejam colocados protetores de silicone.

Uma das dicas mais importantes - e que não está restrita somente ao quarto - tem relação com os brinquedos. Desde pequenos, ensine que todos devem ser guardados após a brincadeira. Essa regra é fundamental pois objetos espalhados pelo chão causam tropeços e outros acidentes. Não só para as crianças, como também para os adultos.

Por isso, na hora de planejar o quartinho, já pense onde cada objeto será guardado, como nas caixas organizadoras.

Ainda falando disso, preste atenção se os brinquedos são adequados para a idade. Sendo assim, considere as recomendações do fabricante antes de entregá-las para o seu filho.

Lembre-se que todos os itens destinados às crianças devem ter o selo do Inmetro.

Além dos brinquedos, tome cuidado com peças pequenas espalhadas pelo quarto e pela casa.

Assim como nos outros ambientes, deve-se ter uma atenção especial com qualquer peça que tem fio condutor de energia, como os abajures.

Por fim, evite instalar cortinas perto do berço ou da cama ou prenda os tecidos na parede para não correr risco de asfixia.

Siga nossas dicas e deixe seu apartamento mais seguro para crianças!

É assim, com alguns cuidados e prestando atenção em casa espaço, que tornamos um apartamento mais seguro para crianças. Elas são mais frágeis e ainda não conhecem os perigos que correm, por isso, é melhor tomar cuidado!

A regra de ouro é: se o ambiente está seguro, seu filho também estará. Aqui na Soedil você encontra os melhores apartamentos para morar com sua família, conheça nossas unidades!



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.