Cada vez mais assuntos e discussões ecológicas estão pautando não apenas o nosso dia a dia, como também a maneira como nos comportamos frente a alguns temas e o nosso modo de consumir as coisas. Sendo assim, em pleno ano de 2021, é importante estar ciente de algumas boas dicas para praticar um consumo consciente.
Estamos em um período em que natureza e milhares outros assuntos que permeiam a preservação ambiental são temas centrais de discussões em âmbitos públicos e privados. Então, é importante saber que muitas adequações em prol desse ponto começam em casa. Isso porque a forma como consumimos algumas coisas, acabam refletindo no meio ambiente.
Dessa forma, algumas pequenas e simples ações de consumo consciente, quando trabalhadas dentro de casa por nós mesmos, poderão fazer a diferença. Ações pontuais como o tempo gasto no chuveiro até a escolha do tipo de lâmpada que iremos utilizar em diversos cômodos da nossa residência são importantes neste quesito.
Confira então algumas dicas indispensáveis para praticar um consumo consciente:
Uma onda que há muito tempo vem se batendo na tecla quanto ao consumo consciente de produtos é justamente a atenção à utilização de sacolas plásticas, comum em praticamente todo e qualquer lugar de vendas. Basta uma simples ida ao supermercado para retornarmos para casa com dezenas de sacolas que, ainda que utilizadas, terão que ser descartadas.
Além de ser prejudicial ao meio ambiente, essas sacolas plásticas muitas vezes acabam amontoadas pelas nossas casas em diversos cômodos. Substituí-las por ecobags é uma boa opção, já que além de serem reutilizáveis para toda e qualquer ida ao supermercado, não ficam espalhadas em montes pela casa e podem até mesmo ser utilizadas como decoração.
Ao invés de recolher dezenas de sacolas plásticas e colocá-las no típico “puxa-saco” da cozinha, o que pode ser um problema visual na arquitetura de sua casa, opte por um consumo consciente. Usufrua de ecobags, estilizadas de forma que, quando penduradas em sua cozinha, poderão contribuir para a decoração do ambiente.
Desde lá dos primeiros anos de educação escolar, muito se reforça sobre a importância de se praticar um consumo consciente de água para não desperdiçar de maneira nenhuma. Seja na pia enquanto escovamos os dentes, no vaso sanitário ou no chuveiro, sempre há formas de reduzir esse consumo de maneira sustentável.
Atualmente, há uma série de produtos que nos permitem praticar esse consumo consciente sem mudar completamente o nosso comportamento dentro de casa. São produtos que, em suma, acabam tendo uma diferença de preço pouco significativa e que, ainda sim, facilitam muito na hora de não desperdiçar água em diferentes horas do dia.
Confira alguns desses produtos:
Se pararmos para lembrar, anteriormente aos anos 2000 os banheiros da grande maioria das residências e estabelecimentos comerciais contavam com um vaso bastante tradicional: o de válvula acoplada na parede. Praticamente só se tinha essa opção que, apesar de ser utilizada até hoje em alguns lugares, não contribui muito para o consumo sustentável.
As válvulas acopladas na parede, quando acionadas, acabavam trazendo longos e fortes jatos de água que muitas vezes não são nem necessários. Dessa forma, acaba-se gastando muito mais água do que se deveria nessas ocasiões, cerca de 18 litros por uso.
E foi justamente no intuito de reduzir esse gasto tão gigante no consumo de água, que os vasos sanitários atuais contam com uma caixa acoplada que garante um consumo mais consciente. Em primeiro lugar, esses novos modelos gastam aproximadamente ⅔ a menos de água do que os utilizados antigamente.
Isso porque eles possuem um fluxo limitado perante o acionamento, sendo que é preciso um determinado tempo para ser acionado novamente, enquanto a válvula acoplada na parede poderia ser acionada repetidas e seguidas vezes. Além disso, esses modelos de vasos acabam sendo também mais simples de se instalar.
Ainda nessa mesma linha de e obter um consumo consciente e reduzido de água no dia a dia, surgiram as descargas com acionamento duplo. Utilizadas nos modelos de vasos sanitários com caixa acoplada, essas descargas acabam contribuindo em uma redução necessária no consumo de água.
Isso porque, convenhamos, usualmente utilizamos um volume de água muito maior do que o necessário no vaso sanitário. E é justamente para isso que surge este novo modelo, permitindo que você acione uma descarga parcial, de 3 litros, ou uma total, de 6 litros.
Essa variação no volume de água utilizado ocorre de forma que cada um acaba sendo o suficiente para cada tipo de uso no vaso sanitário. Isso porque 3 litros de água são ideais para resíduos líquidos, enquanto 6 litros acabam sendo utilizados para resíduos sólidos.
Em casas, apartamentos e residências de uma forma geral é muito mais usual utilizar torneiras tradicionais, aquelas em que abrimos e fechamos uma válvula para utilizá-las. No entanto, muitas vezes acabamos gastando muito mais água do que o necessário nesse processo de abrir e fechar a torneira para tarefas simples.
Sendo assim, visando um consumo consciente da água, torneiras com temporizador podem acabar sendo uma boa solução para você. Esses modelos já são muito comuns em ambientes públicos, como lojas e shoppings, e podem muito bem ser utilizados dentro das nossas próprias residências.
Há ainda dois modelos para este tipo de torneira: o tradicional, onde pressionamos a parte superior para acionar a água, que para de correr em alguns poucos segundos, e aquele com sensor de presença, em que basta aproximar a mão da peça para acioná-la. Ambos os modelos acabam contribuindo, e muito, para um consumo consciente.
Saindo um pouco da questão da redução da utilização de água em si, há outro tipo de produto que também pode ajudar bastante no consumo consciente. As lâmpadas de LED, atualmente, são as melhores opções para aqueles que buscam reduzir e muito o consumo de energia dentro das residências.
Em primeiro lugar, as lâmpadas de LED acabam resultando uma economia de até 80% na conta de luz quando comparadas aos modelos tradicionais. Além disso, elas também possuem uma vida útil maior do que as fluorescentes e incandescentes - um consumo consciente que vale a pena para o bolso e, também, para não se incomodar.
Aqui na Soedil nos preocupamos com o consumo consciente dos recursos naturais. Por isso, seguimos padrões em nossas obras, visando não prejudicar o meio ambiente. Para saber mais, entre em contato agora mesmo e conheça nossas unidades prontas para morar!
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.