Entenda o que você precisa para fazer um financiamento

14/5/2021

Você sabe o que precisa para fazer um financiamento? Essa é uma dúvida muito comum para quem está pensando em iniciar o processo de comprar um imóvel e sair do aluguel. Mas, é preciso que tudo seja esclarecido, ainda mais agora que as taxas de financiamento de imóveis caíram.

Atualmente, os valores representam 6,5% ao ano, com adição da Taxa Referencial. Isso significa que a média fica perto dos 14% ao ano. Essa redução nos foi uma iniciativa da Caixa Econômica Federal, e vai facilitar a conquista da casa própria.

Porém, é preciso saber como realizar o seu financiamento. Isso porque esse processo envolve muitos detalhes e informações, além de ser um passo importante na vida de qualquer pessoa. Então, você deve ter um bom planejamento financeiro.

É por isso que nesse texto você vai conhecer tudo sobre o que você precisa para fazer um financiamento. Para tanto, é preciso entender mais sobre os diferentes tipos de financiamento imobiliário, benefícios e desvantagens em fazer um, e mais.

O que você precisa considerar para fazer um financiamento de imóveis?

Primeiramente, deve-se entender melhor qual a lógica por trás de um financiamento. Sendo assim, pense da seguinte forma: ao financiar um imóvel, a ideia é comprar um apartamento ou casa com recursos de terceiros.

Mas, para que isso possa ocorrer, o imóvel será vendido à vista. Sendo assim, é preciso que o banco ou a construtora realizem esse financiamento. No caso dos bancos, eles emprestam o dinheiro para a compra, e o pessoal paga o valor através de parcelas acordadas previamente.

Porém, o detalhe é que é preciso pagar algumas taxas junto das parcelas. Entre elas, estão os juros e o seguro do financiamento. Sendo assim, é normal que um financiamento imobiliário funcione da seguinte forma:

•       Primeiramente, o comprador encontra o imóvel que deseja. Ele pode ser novo, usado ou mesmo de uma construtora, ou incorporadora, ainda na planta;

•       Após a vista inicial, é preciso saber qual o valor necessário para a compra do imóvel. Com isso, é possível fazer a simulação de um financiamento de imóveis para descobrir o máximo que se pode financiar;

•       Junto da simulação, calculam-se os valores de parcelas, o prazo de pagamento, as taxas de juros, entre outros dados;

•       É hora de verificar a documentação do imóvel. Ela precisa ser regularizada para que o processo possa prosseguir;

•       Agora, com todos os detalhes conferidos, o banco vai solicitar alguns documentos. Então, será possível enviar um engenheiro até o imóvel para fazer uma avaliação;

•       Por fim, com a assinatura do contrato feita, será preciso esperar cerca de um mês para que o vendedor receba o valor financiado.

Além disso, existem outros detalhes como taxas cobradas, condições de pagamento, valor máximo a ser liberado pelo financiamento e o prazo do contrato. Porém, esses números são diferentes entre as emissoras de financiamento, sejam elas bancos ou construtoras.

Porém, isso faz com que seja preciso ficar atento para alguns detalhes não saírem do controle. A seguir, você confere algumas dicas para saber o que precisa para fazer um financiamento.

É um projeto de longo prazo

Como você deve saber, um financiamento costuma levar alguns bons anos para ser concluído. Isso porque o processo todo pode chegar até 35 anos, quase uma vida inteira. Mas, o melhor é que tudo dure perto dos 15 anos, no máximo.

É preciso avaliar as necessidades da família

Em geral, o responsável pela família acredita que precisa fazer um financiamento par fugir do aluguel. Porém, nem sempre isso é verdade. A explicação para isso se encontra na forma e no estilo de vida da família.

Isso porque, em alguns casos, o aluguel acaba saindo melhor do que a compra de um imóvel. Para saber se é o seu caso, é preciso entender as necessidades que a sua família enfrenta, e o que buscam em um imóvel.

Então, pense sobre preços, juros altos, prazos e outros detalhes, e coloque tudo na ponta do lápis. Se tudo indicar que o melhor para você está no aluguel, repense no seu financiamento.

LEIA MAIS: Comprar imóvel agora ou esperar 2022?

É pouco provável financiar 100% do valor

Em geral, um financiamento imobiliário é negociado entre credor e cliente, de maneira similar aos empréstimos. Então, normalmente não é possível financiar o valor total da moradia. Mas, existe uma exceção.

Isso porque o programa Minha Casa Minha Vida oferece a chance para que famílias de baixa renda consigam um lar. Dessa forma, nos casos mais carentes, o banco vai quitar 90% do valor, e financiar os 10% restantes. Com isso, o valor do imóvel pode ser 100% financiado.

O interessado precisa dar uma entrada para fazer um financiamento

Nunca se esqueça de que o processo mais importante é que você precisa para fazer um financiamento imobiliário é a entrada. Isso porque todos esses tipos de contrato exigem a entrada, que deve afetar o prazo de pagamento e taxas de juros.

Então, o melhor é guardar bastante dinheiro para poder pagar uma boa entrada. O ideal fica entre 15% a 20% do valor total do imóvel. Entretanto, existem casos onde o banco solicita mais, entre 20% e 30%.

O imóvel não é seu até que seja quitado

Todo mundo que compra um imóvel precisa ficar atento para um detalhe importante. É que o imóvel não é realmente seu enquanto o contrato do financiamento não for quitado completamente.

Sendo assim, enquanto estiver pagando as parcelas, o imóvel ainda pertence ao banco. Dessa forma, ainda é possível ser despejado, como os inquilinos que pagam aluguel, caso as parcelas não sejam pagas.

Então, a melhor dica é fazer um financiamento para que as parcelas caibam no seu bolso. E nunca se esqueça de considerar momentos da vida em que surgem os apertos financeiros durante o processo.

LEIA TAMBÉM: Investir em imóveis de alto padrão: vantagens

A compra de um imóvel não é investimento

Por fim, é preciso desmistificar a ideia de que comprar um imóvel é um investimento. Isso porque, sozinho, o imóvel não gera receita, mas sim despesas. Além disso, um financiamento funciona como um empréstimo, sendo uma modalidade de crédito sem retorno monetário.

Mas, se a sua ideia for comprar um imóvel para alugar depois, também é preciso ficar de olho. Isso porque o aluguel provavelmente não vai superar os 0,4% do valor na taxa da poupança.

Além disso, é possível que o aluguel seja reduzido, sem contar os momentos de moradia vaga, mas com custos. Com isso, você está por dentro do que precisa para fazer um financiamento imobiliário e controlar o seu futuro.



Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.