Em meio de entulhos, poeira, sujeira, realmente é fácil cometer alguns erros na hora de reformar o imóvel. Além disso, os erros na reforma do apartamento podem ocorrer pela ansiedade de ver o resultado.
Acontece que muitas pessoas não estão acostumadas com obras e podem cometer alguns erros neste momento. Por isso, é melhor ficar de olho em todos os detalhes. Aliás, até mesmo apartamentos novos podem necessitar ajustes.
Muitos deles podem ser detalhes, mas que costumam trazer transtornos e gastos a mais do que o previsto para o processo de reforma.
Saiba quais são os erros mais comuns em erros em reforma do apartamento e como fazer para não os cometer!
CONFIRA: Itens indispensáveis na hora de mobiliar o seu primeiro apartamento
O princípio básico para não cometer erros na reforma do apartamento é um planejamento completo e com antecedência. Pode até parecer uma coisa óbvia, mas não são poucos os casos que a reforma atrasa devido a falta de um bom planejamento.
Mas, afinal, o que faz parte de um bom planejamento, a fim de evitar erros no meio do caminho? Para auxiliar, veja este checklist de planejamento:
Comprar materiais inadequados
Eis mais um dos erros na reforma do apartamento. Mas, com um bom planejamento isto pode ser evitado.
Mesmo assim, é preciso atenção em dobro, pois erros deste tipo atrapalham o processo da reforma ou resultam em mudanças que podem vir a dar problemas com o passar do tempo.
Materiais insuficientes
Caímos de novo na falta de planejamento. É claro que toda reforma irá precisar de materiais não previstos e extras enquanto ela acontece. No entanto, não podem faltar materiais básicos como:
Esse é um dos mais desastrosos erros na reforma do apartamento que podem ocorrer.
Pense em quebrar uma parede para instalar mais torneiras ou tomadas, por exemplo. E, no caso, se planejar antes...
Além de correr o risco de não ser permitido, pode contar que, dessa forma, você terá gastos e transtornos extras. Fora que a obra sofrerá atrasos.
Portanto, leve sempre em consideração as condições elétricas e hidráulicas do apartamento. Em que pontos ela precisará ser mexida e se é permitido, certo?
VEJA MAIS: Descubra como fazer um planejamento pessoal
Isso pode culminar em multa para o condômino... Além de ser de muito mau gosto acumular entulho de reformas na porta do apartamento, do prédio ou na garagem.
Assim, não caia neste erro. Planeje onde serão depositados os entulhos e agende as retiradas com empresas ou com a prefeitura semanalmente.
Deixar os entulhos da reforma dentro do imóvel atrapalha demais o trabalho dos profissionais. Portanto, atenção a este detalhe!
Muita gente não leva em consideração, em especial, os pequenos pedacinhos do apartamento. Resultado? Um móvel, por questão de milímetros, pode não caber no lugar planejado.
Assim, você terá transtornos em fazer uma adaptação. E a reforma, certamente, irá atrasar.
Se você não entende muito bem disso, conte com a ajuda de um profissional, pois também é um dos erros.
Ou, então, antes de comprar toda a quantidade de tinta para colorir o apartamento, faça você mesmo o teste. Pinte um pouco da parede e veja como ela fica à luz do dia e sob a luz artificial.
Dessa forma, é possível chegar ao tom ideal e que lhe agrade. Isso porque as tintas são formadas por pigmentos que podem ter a tonalidade alterada nas condições citadas.
Aqui, é preciso ver se os profissionais contratados entendem desta questão, antes de contratar. Isso porque o caimento do chão é um detalhe que costuma ser esquecido na hora de reformar o apartamento.
No entanto, esquecer-se disto traz inúmeros problemas. O principal deles, depois da casa reformada, são poças e regiões alagadas pela casa. Assim, quem for o responsável pela reforma do apartamento deve analisar bem as condições do chão e fazer alterações, se for necessário.
Isso faz parte do planejamento e do orçamento, mas não é raro acontecer surpresas desagradáveis e não ter uma poupança para isso.
Portanto, de acordo com especialistas, depois de fazer o orçamento completo para a reforma, mantenha 10% do total, em média, guardado.
Isso irá garantir que você tenha recursos, caso ocorra algum imprevisto durante o processo de reforma do imóvel.
Por fim, caso o orçamento fique um pouco apertado, você pode seguir algumas dicas que reduzem o custo da reforma, mas não tiram o brilho do seu lar. Veja:
Quer morar em um ambiente pensado para a sua qualidade de vida? Então você precisa conhecer os imóveis da Soedil! Quem mora na região de Campinas sabe que somos uma referência!
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.