Por que apartamento no térreo é mais barato?

3/3/2022

Se você é uma daquelas pessoas que fica procurando imóveis com o objetivo de comprar ou alugar, certamente já percebeu alguns padrões específicos. Um deles é justamente o fato de que, normalmente, o apartamento no térreo é mais barato. Mas por acaso você sabe o porquê disso? Ainda assim, vale a pena investir?

Durante a escolha de um imóvel, ainda mais apartamento, é preciso que você preste muita atenção em uma série de fatores. Isso porque diversas características, como metragem quadrada, localização e até mesmo andar irão, de alguma forma, interferir no preço da residência, seja para locação ou compra.

Sendo assim, encontrar um imóvel mais barato justamente por ele estar localizado no andar térreo de um edifício pode ser extremamente atrativo. No entanto, é preciso entender o porquê disso e, obviamente, todas as outras características do apartamento que também podem estar corroborando para este preço.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre porque o apartamento no térreo é mais barato. Além disso, falaremos sobre outros detalhes que também podem ajudar a definir o preço do imóvel, assim como as principais vantagens e desvantagens de se ter uma residência nesse andar.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, por que um apartamento no térreo é mais barato?

Se você parar para analisar o preço de venda de apartamentos em um edifício, seja em planta ou quando ele já está concluído, irá perceber algumas coisas. A primeira, é o fato de que normalmente há uma diferença de preços considerável entre planta e feito. A segunda, é que quanto maior o andar, maior costuma ser o valor de compra.

Isso é algo que muitas pessoas já sabem, e mesmo aquelas que estão vendendo seus apartamentos por conta própria levam em consideração. Sendo assim, se quanto maior o andar maior o preço, podemos entender um pouco melhor porque um apartamento no térreo é mais barato, não é mesmo?

Por mais que tenha a mesma metragem quadrada de imóveis em andares superiores, ou seja até mesmo maior, os apartamentos de térreo não possuem algumas características que residências de primeiro, segundo, décimo ou vigésimo andar possuem: visibilidade. E quando eu digo isso, estou falando em visão de fato.

A visão de um imóvel para o restante da cidade ou do bairro é um fator que acaba influenciando na compra em alguns casos. No entanto, não é a única. Logo abaixo, iremos apresentar algumas das vantagens e desvantagens de morar em um apartamento no andar térreo, as quais acabam definindo o preço do mesmo. Confira:

1.    Mais barulho

Uma das desvantagens de se morar no andar térreo é, sem sombra de dúvidas, a maior presença de barulho. E quando falamos nisso, não estamos falando apenas das pessoas arrastando cadeiras em andares superiores, o que é comum em qualquer outra posição, mas sim outros diversos tipos de barulho.

Primeiramente, uma pessoa que mora no andar térreo geralmente conta com a porta do apartamento virada para a entrada do bloco. Sendo assim, qualquer pessoa que passar por ali, para subir para o seu próprio imóvel, acaba fazendo barulho - e isso acontece durante o dia, noite e, muitas vezes, madrugada.

Além disso, para o caso de apartamentos que dão diretamente para as ruas internas do condomínio, outro barulho mais frequente é o de caminhadas ou até mesmo de brincadeiras para crianças. Se você acha que as pessoas brincando na quadra de areia do prédio causa barulho, imagine no térreo.

É justamente por isso que o apartamento no térreo é mais barato - ou pelo menos, por isso “também”. Afinal de contas, o imóvel está muito mais suscetível a barulhos e é preciso contar com boas esquadrias para vedar todos esses sons externos se não quiser se sentir incomodado em alguns casos.

2.    Menor visibilidade

Como já citado anteriormente, outro ponto que também acaba afetando diretamente no preço de um imóvel é a visibilidade. Não é atoa que o apartamento no térreo é mais barato, já que a sua vista para fora, ao contrário da dos imóveis de outros andares, praticamente não existe, sendo bastante restrita.

Para quem não se preocupa muito com essa questão, realmente contar com um apartamento no térreo não vai ser nenhum problema. Afinal de contas, muitas pessoas já estão acostumadas a morar em casas, e realmente não há uma diferença muito grande de visibilidade quando paramos para comparar.

No entanto, se você está em uma busca de um imóvel onde possa se sentar na janela de noite e apreciar a vista, um apartamento no térreo definitivamente não é a melhor opção. Apesar de essa ser uma desvantagem em relação a esse tipo de residência, acaba variando de gostos para gostos.

LEIA AQUI: Vistoria do imóvel reprovada, o que fazer?

3.    Possibilidade de pouca luz natural

Outro ponto que também pode ser desfavorável para um apartamento localizado no térreo é a possibilidade de pouca luz natural. Isso porque a própria configuração desses imóveis, que são mais “enterrados” no chão, acaba fazendo com que o sol quase não chegue às janelas, seja pela presença de outros edifícios ou pela localização por si só.

Se normalmente o apartamento no térreo é mais barato, esse definitivamente é um dos principais motivos. No entanto, saiba que não é via de regra. Afinal de contas, existem imóveis que são muito bem projetados do térreo ao último andar, de forma que todas as janelas estão bem-posicionadas para a incidência de luz natural.

4.    Área externa maior

Se a vista pode ser uma desvantagem para muitos, outro fator em relação a apartamentos localizados no térreo acaba sendo uma grande vantagem. Estamos falando da área externa que, na grande maioria das vezes, é maior nesses imóveis do que naqueles que estão situados em andares superiores.

Muitos edifícios fazem com que o apartamento localizado no térreo contem com uma varanda integrada ao pátio. Isso faz com que esse pedaço externo do imóvel seja muito maior, podendo ser muito bem aproveitado para colocar uma cadeira ou, até mesmo, fazer uma área de descanso e decoração.

5.    Maior acessibilidade

Para algumas pessoas, a maior dificuldade em morar em um prédio é justamente o fato de precisar pegar longos lances de escadas ou, pelo menos, o elevador. No entanto, esse é um problema que muitos não precisam enfrentar, uma vez que optam por morar em um apartamento localizado no térreo.

O apartamento no térreo é mais barato, de fato, mas também acaba sendo muito mais acessível do que os que estão localizados em andares superiores. Isso porque você só precisa abrir a porta do bloco onde está morando, ou do edifício em si, e entrar em seu imóvel - precisar entrar em elevadores ou subir de escada.

Isso é bastante útil, por exemplo, quando estamos carregando diversas bolsas de supermercado ou até mesmo fazendo a mudança. Afinal de contas, para os edifícios que contam com uma “rua interna”, basta estacionar o carro bem em frente ao apartamento para, então, começar a descarregar os itens todos.

CONFIRA TAMBÉM: Quem paga o IPTU, locador ou locatário?

6.    O preço também é uma vantagem

E por último, não há como negar que uma das vantagens dos imóveis localizados no térreo é justamente o preço. O apartamento no térreo é mais barato, e isso costuma ser um dos principais motivos para que muitas pessoas escolham esse imóvel, principalmente quem está se mudando pela primeira vez ou vai morar sozinho.


Conheça o Vila Inglesa
Conheça o nosso mais novo empreendimento. Moderno e elegante. Perfeito para você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos corretores.
SAIBA MAIS

X

Chat Online

Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.