Se preparar para a melhor idade é algo que todas as pessoas deviam fazer. Isso porque, para garantir a aposentadoria com bons valores, será preciso mais do que apenas a aposentadoria da Previdência Social. Dessa forma, será possível garantir seu bem-estar, como morar bem, essencial para uma boa velhice. Nesse artigo, confira 4 passos para saber quanto investir para se aposentar.
Pensar na aposentadoria, através da Previdência Privada, é muito importante. Isso porque, ao investir dinheiro nessa modalidade de previdência é um investimento em seu futuro. Dessa forma, você poderá garantir sua moradia durante a aposentadoria, tudo com conforto, segurança e qualidade. Então, a maior necessidade da aposentadoria, é morar bem, estará garantida para você e seus descendentes.
Portanto, é essencial que você, seja investidor ou não, possua um fundo de investimentos para Previdência Privada. Isso porque, enquanto outras aplicações podem ser resgatadas e utilizadas durante crises e momentos de necessidade, a Previdência Privada vai garantir o dinheiro necessário para o futuro.
Mas, antes de saber como, e quanto investir para se aposentar, é preciso saber o que ela é. Então, a Previdência Privada é um tipo de aposentadoria, mas que não apresenta ligações com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seus métodos e sistemas.
Isso significa que a Previdência Privada funciona de forma complementar à previdência pública. Assim, é possível ter os dois tipos de previdência, fortalecendo seus ganhos durante a melhor idade. Entretanto, todo o setor de Previdência Privada é fiscalizado por um órgão do Governo Federal: a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Agora, chegou a hora de você saber como a Previdência Privada funciona para saber quanto investir para se aposentar. Primeiramente, é possível escolher qual o valor da sua contribuição, além do período de tempo a contribuir. Então, você pode contribuir com R$ 1 mil ao ano, ou até mais, por exemplo. Entretanto, também é possível selecionar valores menores, e outros períodos de tempo.
Entretanto, o valor a ser recebido após o prazo de recuperação do dinheiro será proporcional ao que foi contribuído. Mas, não será possível resgatar seu dinheiro após o prazo definido. Isso porque é permitido recuperar seu investimento, em casos de desistência da Previdência Privada.
Outro detalhe importante são as taxas de juros, bem como a forma como elas são cobradas. Isso porque existem duas formas de cobrança de juros. A primeira, conhecida como tabela regressiva, é a melhor para quem prefere resgatar o valor depositado todo de uma vez só.
Já para quem não quer esse plano, existe a tabela de impostos progressiva. Isso porque ela oferece mais vantagens enquanto você recebe o valor investido através de parcelas mensais, sem retirar todo o dinheiro de uma só vez. Agora que você sabe como a Previdência Privada funciona, chegou a hora de conferir as dicas.
Primeiramente, será preciso definir qual o valor a ser investido em seu futuro para saber quanto investir para se aposentar. Portanto, será preciso se basear no seu orçamento atual. Assim, você poderá projetar a sua estimativa de gastos pessoais, familiares e com contas. Dessa forma, também será possível incluir mudanças no estilo de vida, como o fim dos gastos com aluguel, ou educação das crianças, plano de saúde, entre outros.
Então, sua renda poderá ser calculada, e você poderá entender qual valor a ser aplicado na sua Previdência Privada, garantindo com maior controle o seu futuro. Dessa forma, será mais fácil investir em uma boa moradia, por exemplo, essencial para uma aposentadoria tranquila.
Agora, será necessário entender quais as fontes de renda que estarão disponíveis para você. Então, após estimar o orçamento que terá no futuro, é preciso saber de quais fontes esse orçamento vai vir. Isso significa que você deverá compreender quais os emissores de renda para suas necessidades financeiras.
Assim, você poderá coletar renda de dividendos, heranças, aplicações financeiras e aluguéis, e das previdências Privada e Social, também. Portanto, ficará mais fácil saber de onde seu dinheiro está vindo. Dessa forma, seu futuro poderá ser garantido com maior controle e eficiência.
Além das principais fontes de renda, vistas na dica acima, também é possível acrescentar fontes de renda complementar à Previdência Privada. Isso porque, ao definir o valor para as despesas futuras, além das fontes de renda, será fácil saber, com precisão, se a renda será o suficiente.
Então, caso seja necessário aumentar os investimentos, você poderá saber como captar mais recursos, e onde cortar gastos para isso. Dessa forma, sua aposentadoria estará mais bem garantida, e a melhor idade vai ser tranquila e confortável, do jeito que ela precisa ser.
Agora que você sabe quando terá de lucro, e de onde sua renda vai vir, chegou a hora de decidir qual será o valor a ser aplicado. Também será preciso definir o período de tempo a ser aplicado na previdência, bem como se os pagamentos serão mensais ou anuais.
Então, será preciso estabelecer o valor a ser aplicado, considerando taxas de juros muito conservadoras. Isso porque é impossível prever os juros a serem aplicados em uma, duas ou mais décadas no futuro. Portanto, utilize a taxa real, líquida, dos juros, descontando custos financeiros e inflação.
Logo, se a sua ideia é se aposentar com, mais ou menos, 65 anos, e conseguir ter renda até os 85, por exemplo, será preciso calcular tudo para 20 anos. Isso significa que o seu cálculo deve incluir renda para 240 meses de retorno das aplicações, podendo ser resgatados aos poucos, ou em uma parcela única.
Esse é o momento de saber quanto investir para se aposentar, e melhorar seu futuro. Isso porque, agora que você entende tudo sobre a Previdência Privada, e conhece os passos para controlar suas aplicações, será muito fácil de viver uma aposentadoria tranquila. Dessa forma, poderá aproveitar tudo que a melhor idade tem a oferecer.
Aqui na Soedil contamos com imóveis prontos para morar ou para investir. Quem tem algum dinheiro sobrando pode investir no mercado imobiliário, um dos setores mais confiáveis da economia e que certamente pode resultar em um futuro positivo para você. Para saber mais, entre em contato agora mesmo!
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.