Arrumar o apartamento antes de alugar pode resultar em uma valorização do imóvel de até 30%, de acordo com especialistas. Por exemplo, a reforma para valorizar apartamento antes de alugar pode incluir reparos básicos (que são fundamentais), além de reformas extras - conhecidas também como estéticas.
Assim, preparar o apartamento antes de alugar é algo que depende das condições que o proprietário tem para estas mudanças. No entanto, vale lembrar que fazer uma reforma para valorizar um apartamento não é necessariamente um gasto.
Ao contrário, reformar o seu imóvel na hora de alugar se trata de um investimento. Ou seja, se por um lado há gastos, por outro existem ganhos – já que imóveis “arrumados” rendem valores de locações mais altos Assim, o proprietário recupera o que gastou na reforma.
Além disso, a reforma vale também como um investimento, caso o dono do apartamento decida, um dia, vender o seu imóvel. Ainda, passa a contar com um apartamento muito mais agradável e confortável, no caso de ele mesmo, em algum momento, precisar residir neste mesmo local.
Obviamente, nem sempre o orçamento para investir na reforma para valorizar o apartamento é alto. Dessa forma, o proprietário precisa saber o preço de todos os itens de reparos e arrumação. Em seguida, saber o que é possível fazer com o que dispõe para valorizar o custo da locação.
A seguir, você verá dicas muito importantes que ajudarão a prosseguir com esta reforma, de maneira que realmente arrume o apartamento antes de alugar, a fim de valorizá-lo.
Não adianta cuidar da parte estética, sem reformar as condições básicas de um apartamento. Isso porque quem for alugar, possivelmente, vai conferir coisas essenciais para fechar o negócio. Por exemplo: instalações elétricas e hidráulicas.
Assim, na hora da reforma para valorizar o apartamento, o primeiro passo é deixar o imóvel em perfeitas condições de funcionamento e uso.
Para deixar o espaço funcionando perfeitamente é preciso cuidar da hidráulica e elétrica – sem isso, é impossível alguém morar bem em um local. Em consequência, sem essa reforma o valor da locação cai.
Além disso, o proprietário corre o risco de alugar o apartamento com más condições elétricas e hidráulicas e ter problemas futuros. De acordo com os contratos de locação, os reparos hidráulicos e elétricos são por conta do proprietário do imóvel.
Dessa forma, o inquilino, certamente, irá perceber os problemas. Assim, terá o direito de cobrar tais reparos do proprietário do imóvel. Além disso, pode até ter direito a desfazer o negócio – o que será muito mais oneroso para o dono do apartamento, além dos transtornos.
Portanto, confira como prosseguir na hora de contratar serviços de reforma, vistoria e reparos na rede elétrica e hidráulica, a fim de fazer a reforma para valorizar o apartamento na hora de alugar.
Para arrumar as instalações hidráulicas e elétricas do imóvel é preciso vistoriar, testar, fazer reparos (se preciso) nos seguintes pontos:
De acordo com especialistas, ter tudo isso ok já valoriza o valor de locação de 10% e 15%.
Parece algo estético, porém, não é. Arrumar a pintura do apartamento todo é algo básico. Um apartamento é desvalorizado com pinturas velhas, com falhas, com tinta rachada ou manchada, etc.
Mais 10% o aluguel pode ser valorizado com essa geral, sabia? Então, atenção à pintura também na hora da reforma para valorizar o apartamento para alugar.
Para a arrumação básica da pintura, não há segredos. O recomendado é pintar todo o imóvel. Assim, contrate um serviço profissional de pintura de confiança.
No entanto, se a pintura for decorativa, aumentará ainda mais a valorização. Porém, isso fica por conta da reforma estética mesmo, que veremos mais adiante.
Também podemos considerar algo básico na hora de fazer a reforma para valorizar o apartamento. As portas e as janelas não precisam ter designer de luxo - caso o proprietário não tenha como investir nisto. No entanto, precisam estar em boas condições.
Por exemplo, arrume as maçanetas, se for preciso. Também, inclua mais portas se estiver faltando entre os cômodos. Afinal, quem procura um apartamento para alugar deseja privacidade.
Enquanto isso, as janelas devem ter fechos em perfeitas condições. Além disso, nem pensar em vidros quebrados – faça a substituição ou reparos nesta parte do imóvel na hora da reforma para valorizar o apartamento, antes de colocá-lo para locação.
Eles têm de estar ok também! Algumas vezes, precisarão ser substituídos. Mas, muitas vezes, podem ser ajustados, deixando superfícies em boas condições.
Substitua pisos e azulejos rachados, por exemplo. Por fim, dar um brilho geral é algo bem convidativo e que não costuma sair muito caro. Porém, é muito bem visto para quem for visitar o imóvel. Assim, vale fazer este investimento no momento da reforma para valorizar o apartamento, certo?
CONHEÇA: Mitos e verdades sobre a compra de imóveis
Conforme já abordamos, reformas estéticas valorizam ainda mais o apartamento. Assim, vale investir neste quesito e aumentar até 30% o valor da locação.
Dentre as reformas estéticas podemos considerar:
Por fim, é fundamental se preparar para a reforma para valorizar o apartamento. Assim, para que isso se torne viável, é preciso um bom planejamento financeiro antes de partir para as mudanças.
E sempre contrate serviços e profissionais de confiança!
Além disso, reparos invisíveis valorizam muito o imóvel. Isso porque trazem conforto e bem-estar ao morador.
Portanto, na hora de investir na reforma para valorizar apartamento para alugar, considere dois detalhes bem importantes:
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.