Ter um closet organizado e funcional é o sonho de muitas mulheres, só que nem sempre é fácil colocar essa ideia em prática. É algo geralmente pensado para compor a decoração de um dormitório, que auxilia e muito na organização de itens pessoais. Ainda assim, caso não seja possível deixá-lo no mesmo ambiente do quarto, pode ser em outro cômodo.
Quando tudo está bem organizado fica mais fácil para que as coisas fluam melhor. Então, o primeiro passo é definir qual será o ambiente para receber o closet e em seguida será o momento de definir o estilo de projeto. Aliás, hoje em dia existem várias opções como armários abertos, fechados, com prateleiras ou arara, entre outros.
Algumas pessoas acreditam que para montar um closet é preciso ter um enorme espaço à disposição, o que não é verdade. De fato, esse é um tipo de armário associado aos principais quartos dos apartamentos e das casas, como as suítes. Mas, é ele quem deve ser adaptado para o ambiente e não o contrário.
O primeiro passo para projetar um closet especial é delimitar o espaço disponível, então ficará mais fácil planejar a estrutura. É interessante levar alguns detalhes em consideração neste momento, como o número de pessoas que usará o closet e as peças mais comuns.
Quem mora em apartamentos pode investir nos espaços verticais, já que assim dá para potencializar o tamanho do cômodo. Além disso, investir em um closet sem portas é uma boa ideia, já que assim o espaço interno sai ganhando. Todas as peças estarão à mostra, facilitando a sua decisão.
Comprar um apartamento é o sonho de muitas pessoas e depois de vencer esse desejo é o momento de pensar na mobília. O closet faz parte do imaginário feminino, um local cheio de roupas, sapatos e muitos outros itens. Mas, é preciso ficar ligado em todos os detalhes.
A escolha dos materiais é uma das etapas importantes para que isso não se torne um pesadelo. Dessa forma, o MDF aparece como material mais comum na produção destes armários, enquanto o vidro serve principalmente para as portas.
É possível planejar uma mistura de cores, formando desenhos bem interessantes, com acabamentos foscos ou brilhantes. Outros preferem investir numa cor única para todo esse armário.
Montar um closet organizado e funcional é possível, desde que você tenha um planejamento para isso. Ou seja, é preciso fazer a organização tanto de sapatos e acessórios quanto de roupas. Assim, o objetivo é encontrar a melhor maneira de posicionar cada um dos itens.
Antes de tudo, faça um levantamento completo referente a todos os itens disponíveis, para identificar como essa montagem pode ser feita. Dessa forma, será possível avaliar a quantidade necessária de prateleiras, ganchos, cabides, gavetas e divisórias que são necessários para que o closet fique perfeito.
Quando uma mulher possui diversos vestidos longos e um homem possui muitos ternos, é interessante que o closet seja montado com duas partes específicas. Ou seja, uma voltada para os vestidos, que deverá ter um comprimento maior, para atender bem essa demanda e outra para as roupas do homem.
Depois de observar o espaço disponível e pensar na organização, é necessário considerar o tipo de porta que será utilizado no closet. De fato, isso varia muito de uma pessoa para outra, mas tem algumas dicas que não podem ser desconsideradas neste momento.
Nos espaços pequenos a melhor opção são as portas de correr, já que elas não ocupam espaços e ficam embutidas dentro do closet. Para deixar o closet mais moderno uma opção bacana é investir nas portas transparentes, de vidro. Essa é uma forte tendência e que pode ajudar a atingir as suas necessidades.
Mas, se o ambiente for amplo, a escolha da porta não é algo tão decisivo. Dessa forma, é possível escolher à vontade por um modelo que lhe agrade. Aliás, existem alguns modelos que deixam o closet com uma sensação de ser maior do que realmente é, tudo pela escolha da porta.
Montar um closet organizado e funcional pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, mas se você utilizar espelhos a seu favor isso pode ficar mais fácil. De modo geral, eles podem trazer dois benefícios interessantes para o seu closet: aumentar a sensação de amplitude do espaço e auxiliar na escolha dos looks.
Só que o espelho não deve ter um tamanho pequeno, é importante que tenha o formato adequado para a sua necessidade. Algumas pessoas inclusive apostam em uma estrutura toda espelhada, deixando o ambiente ainda mais interessante e naquele estilo clean.
Não adianta montar um closet organizado e funcional e não pensar na iluminação do ambiente. É importante que o projeto luminotécnico seja bem elaborado, para que nenhuma sombra surja, atrapalhando a sua experiência.
Existem diversos tipos de luminárias capazes de oferecer um bom papel neste momento, com opções de luz natural e luz difusa. Mas, quando a iluminação é boa e os espelhos estão bem posicionados, então o resultado é perfeito!
A iluminação direta é aquela que atinge todo o ambiente, facilitando o contato com as roupas. Para as gavetas e sapateiras, uma dica interessante é investir nas lâmpadas LED, já que não esquentam. Por fim, é fundamental que a cor seja amarela ou branca, para que a lâmpada não interfira na cor do tecido.
Colocando em prática todas as dicas apresentadas por aqui será possível montar um closet organizado e funcional. Além disso, é preciso ficar atento para mais um detalhe: o ambiente precisa ter uma boa ventilação, para evitar que as roupas fiquem mofadas.
Outra dica, para fechar de vez o assunto, é a utilização das caixas organizadores, que servem para guardar documentos e materiais importantes. Assim, combinam com o ambiente, trazendo harmonia para o espaço.
Veja também: A importância de avaliar a localização do imóvel
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.