Quais são as últimas tendências para tecnologia em condomínios? Existem algumas novidades que ganharam bastante força ao longo dos últimos anos. Em geral, o objetivo é garantir a segurança dos moradores e dar mais conforto para todos aqueles que visam o empreendimento, mas como fazer isso?
Inegavelmente, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço, em todas as áreas possíveis, ajudando a deixar os procedimentos do cotidiano mais fáceis. São ferramentas que auxiliam na redução do tempo gasto para a execução de alguma tarefa, assim como ajudam a aprimorar a segurança e garantem o melhor gerenciamento de algum setor.
E tudo isso pode ser pensado durante a elaboração de um projeto condominial, para que o empreendimento seja repleto de tecnologia de ponta. Oferecer aos consumidores tudo o que de mais moderno existe no mercado é algo inteligente e que representa a preocupação com a qualidade de vida e bem-estar dos moradores.
Quando soluções tecnológicas são empregadas em um condomínio visando a segurança dos moradores, o sistema de proteção é reforçado. Dessa forma, os síndicos e porteiros passam a ter em mãos um leque maior de alternativas, para que possam lidar com as ocorrências que surgirem, além de facilitar a comunicação.
Além de garantirem a segurança, a instalação de câmeras e das chamadas portarias eletrônicas é algo interessante porque reduz os custos de operação. Afinal, hoje em dia a portaria remota vem ganhando cada vez mais popularidade e espaço. Assim, as despesas dos condôminos passam a ser menor, já que não será preciso manter um porteiro 24 horas.
Os sistemas eletrônicos para proteger os moradores consistem na instalação de câmeras em pontos estratégicos, para cobrir 100% do espaço, sem falhas. Assim como a colocação de alarmes e de sistemas biométricos para a entrada dos moradores, ou mesmo por meio de cartões ou itens conhecidos como tags.
Como você sabe, os alarmes de segurança não são uma novidade no mundo dos condomínios. Mas, nos últimos anos surgiram algumas novas versões, que garantem mais tranquilidade para os moradores. Ainda assim, existem muitos prédios que não possuem esse equipamento, considerado algo básico para impedir a entrada de invasores.
Os novos alarmes são extremamente precisos e conseguem identificar facilmente a entrada de possíveis invasores. Entre as tendências para tecnologia em condomínios, a instalação desses equipamentos é algo que não pode ficar de fora.
Pode parecer simples, já que essa tecnologia existe há alguns anos, mas não é empregada em todos os novos condomínios. É algo que pode ajudar a reduzir a conta de luz, pensando também na preservação do planeta, gerando uma obra sustentável. Estamos falando do simples ato de apagar e acender lâmpadas.
Isso permite aos responsáveis tempo livre para realizarem alguma outra demanda. Com a instalação de um equipamento é possível programar o acendimento das luzes para às 18h, se apagando às 5h do dia seguinte. Aliás, hoje em dia já é possível fazer isso de maneira coordenada.
Isso é algo que certamente trará mais conforto e praticidade para o ambiente, já que assim durante a noite haverá iluminação, algo essencial para evitar problemas que envolvem a segurança.
Entre as últimas tendências para tecnologia em condomínios precisamos destacar a implementação de academias inteligentes. Afinal, não basta oferecer equipamentos de primeiro nível para a prática de atividades físicas, é preciso pensar adiante. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (ACAD), em matéria publicada na revista Exame, em 2018 existiam 33 mil academias no país.
São locais que reúnem diariamente milhões de alunos, colocando o Brasil entre os países que ocupam o topo deste ranking. Mas, a prática de exercícios físicos fica muito mais fácil para aqueles que possuem uma academia disponível 24 horas, apenas alguns metros do local onde moram. Além disso, o custo para utilização já vem incluso nas taxas mensais de condomínio.
Esse não é apenas um ambiente com aparelhos destinados a musculação, pesos e anilhas, uma academia inteligente deve contar com um sistema de refrigeração, para gerar mais eficiência energética. Em geral, são equipamentos que podem ser ligados e desligados de maneira remota, programados para funcionar ou desativar em horários definidos.
Os condomínios mais modernos possuem geradores de energia, que vão evitar apagões durante fortes tormentas ou vendavais, que costumam deixar áreas sem energia elétrica. Esse é um sistema que traz algumas vantagens bem interessantes para o estabelecimento, garantindo a tranquilidade para todas as pessoas que circulam pelo ambiente.
Isso será muito útil ao síndico, que não precisará mais ficar respondendo diversas perguntas que envolvem o tema: "quando a luz volta?". Atualmente os painéis solares ganharam um enorme espaço, tornando a construção mais sustentável e ajudando a reduzir os gastos com a conta de luz.
O controle remoto é um instrumento que pode ser utilizado para mudar os canais da televisão, assim como existe uma versão que ajuda a abrir portões. Só que o equipamento evoluiu, onde a tecnologia garante a presença de um chip especial que não pode ser clonado. Ou seja, os moradores podem circular pelo condomínio com mais tranquilidade.
Esse sistema pode beneficiar o acesso a garagem, impedindo que invasores cheguem ao prédio, assim como pode ser instalado na portaria. Dessa forma, ficará bem mais fácil para identificar um desconhecido e dificulta para aqueles que pretendem fazer algo de errado no condomínio.
A Soedil é uma incorporadoras que pensa no bem dos clientes, daqueles que estão dispostos a realizar uma aquisição de apartamento novo. E morar em condomínios é o desejo de muitas pessoas, já que existe um espaço mais amplo, com acesso a academias, segurança reforçada e outros benefícios.
Se você quer saber mais sobre as alternativas disponibilizadas pela Soedil, entre em contato agora mesmo e conheça as opções. Inclusive, o lançamento Vila Inglesa Residence já é um dos mais desejados de Campinas.
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.