O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que existe desde 1966, criado durante o governo do marechal Castelo Branco. No começo, o objetivo era formar uma poupança mensal para os trabalhadores. Mas, como usar o FGTS na compra do imóvel? Essa é uma das melhores possibilidades.
O empregado se mandado embora pode sacar o FGTS. Então ele tem essa reserva de dinheiro, que equivale a 8% dos salários brutos mensais. Assim, todos os meses as empresas precisam fazer este depósito, conhecido como recolhimento do FGTS. Contudo, também passou a ser um facilitador para quem sonha em ter a casa própria.
Entretanto, existem algumas regras específicas que você precisa seguir por quem deseja financiar um imóvel. Por isso, a Soedil reuniu as principais dúvidas, para ajudar você que pensa no financiamento imóvel e deseja adquirir uma propriedade.
Nem todas as pessoas podem usar o FGTS na compra do imóvel, já que o governo federal e os responsáveis por este benefício colocam algumas barreiras. Aliás, são 5 questões que você precisa seguir por quem tem interesse nessa compra:
Então, você segue estas 5 características exigidas dos interessados? Se a resposta for sim, pode ir adiante.
Além do comprador precisar estar de acordo com 5 características, o financiamento imóvel depende também de 4 exigências quanto ao espaço que se pretende adquirir. Dessa maneira, o imóvel precisa ter as seguintes condições:
Encontrou um imóvel que segue estas características? Muito bem, então é mais um passo para que você possa fazer a compra e usar o saldo do FGTS para pagar.
Existem algumas regras quanto a utilização dos valores oferecidos pelo FGTS. Você não pode comprar qualquer imóvel com o FGTS. Veja quais:
Portanto, se você pretendia fazer alguma destas ações, pode desistir porque com o FGTS não será possível.
Você vai precisar dos documentos a seguir:
Prepare todos eles e então você poderá partir para a próxima etapa.
O financiamento imóvel é algo que pode ser complicado para pessoas que estão com o nome sujo.
Mas é possível usar o FGTS na compra do imóvel. Caso você não consiga apresentar toda a documentação o saque do FGTS não será possível.
Se você tem muitas dívidas mas mesmo assim conseguiu todos os documentos, você conseguirá fazer o pedido. Mas se você está cadastrado como devedor pode não conseguir um financiamento. A saída é, fazer os descontos no estilo consignado, para quem é funcionário público ou se você tiver uma empresa conveniada.
A compra do seu imóvel pode ser feita por meio de bancos ou imobiliárias. Afinal, é difícil guardar essa grande quantidade de dinheiro para realizar o pagamento à vista, então é necessário ir aos poucos. Por isso, é necessário procurar uma instituição financeira que trabalhe com este sistema, liberando-lhe uma linha de crédito referente ao FGTS.
Avalie bem os custos oferecidos. Preste atenção ao Custo Efetivo Total (CET), que é referente ao valor inteiro que será gasto. Porque não adianta apenas observar a taxa de juros, é preciso calculá-la ao longo dos anos. Além disso, a taxa pode mudar com o passar do tempo.
Hoje em dia os bancos geralmente oferecem calculadoras online, onde os interessados podem inserir os números. As parcelas não podem superar 30% da renda bruta do comprador. Além disso, você pode usar a renda do seu cônjuge!
Olha que legal, o FGTS não precisa ser usado exclusivamente para a compra de um imóvel. Os valores podem servir ainda para ajudar a pagar um imóvel já adquirido. E isso fica claro em três situações específicas:
Reduzir o valor das próximas prestações:
Você pode assinar um contrato anual de amortização das prestações, onde os valores do FGTS são descontados ao longo de 12 meses. Então, tudo o que é depositado na conta do trabalhador automaticamente é abatido.
Diminuir o número de parcelas: neste caso, é possível reduzir a quantidade total de parcelas, mas sem mudar o seu valor. Dessa forma, o comprador pode usar o saldo acumulado para quitar algumas parcelas que seriam pagar mais adiante.
Ajuda amortizar o saldo devedor: a qualquer momento durante um financiamento, é possível amortizar o saldo do financiamento. Entretanto, tenha cuidado com as taxas administrativas, já que elas podem representar um desequilíbrio nas suas contas.
Por isso, é interessante usar o FGTS na compra do imóvel. Então saiba que aqui na Soedil você encontra as melhores alternativas de apartamentos para morar.
Nossos empreendimentos em Campinas oferecem a mais alta tecnologia, para dar conforto e aconchego aos moradores. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.