Um vazamento de água no apartamento costuma gerar muita confusão e transtorno em condomínios. Pois, pode prejudicar outros moradores do edifício. O maior desses problemas é na hora de consertar esses vazamentos, uma questão que pode gerar confusão, então o que fazer?
O vazamento costuma acontecer nos apartamentos de cima, mas quem sente as consequências são os residentes dos apartamentos debaixo.
Pensando que os edifícios têm duas redes de encanamentos, sendo a horizontal e a vertical, ou chamada de coluna principal. A rede horizontal comporta canos que servem as unidades, recebendo água na rede vertical a e conduzindo para o esgoto.
Já a rede vertical conduz água para todos os andares, além do seu esgoto, sendo de total responsabilidade do condomínio. Pensando nisso, então, como proceder nesses casos de vazamento? É isso que você irá aprender agora!
Lembrando que nesses casos o certo a fazer é procurar resolver o problema primeiro, até para descobrir de qual rede vem o vazamento. Somente depois disso pode-se discutir quem é o responsável pelo pagamento dos reparos, lembrando que esse serviço não cabe ao síndico.
Se os problemas ocorrerem na rede vertical, os pagamentos de todos os reparos devem ser feitos pelo condomínio. Mas, em caso de problemas na rede horizontal, o responsável pelo pagamento deve ser o vizinho do apartamento de cima.
No caso de infiltração em imóveis alugados, o responsável por pagar a conta varia de acordo com as circunstâncias. Sendo que, se o vazamento foi causado devido a uma reforma do inquilino, é ele quem pagará os custos do problema.
Contudo, vale ressaltar que o ideal é entrar em bom senso e tentar uma forma amigável de resolver essa situação. Mas, caso os vizinhos não entrem em comum acordo, o ideal é formalizar um comunicado através de vias impressas, informando que ele não resolveu o caso.
Dessa maneira, a parte prejudicada pode recorrer à justiça, no Juizado Especial Cível, solicitando a presença do perito para avaliar o vazamento. Sendo comprovado o fato do vazamento e possíveis infiltrações, dificilmente o juiz se posicionará contrário a indenização.
Apesar de bem comum, muitas pessoas não sabem identificar um vazamento de água no apartamento. Para isso, existem alguns indícios de infiltração, sendo eles:
· Azulejos soltos;
· Bolhas na pintura das paredes;
· Manchas escuras no teto e paredes;
· Umidade nas paredes;
· Pintura desgastada;
· Mofos nas paredes;
· Rodapés soltos e até manchados.
Vale ressaltar que é sempre essencial que o síndico e o morador fiquem atentos aos primeiros sinais de infiltrações. Isso para que não ocorra um desgaste ou problema maior em relação aos apartamentos, pensando sempre em reparar os vazamentos.
Como dito anteriormente, os apartamentos costumam ter duas redes fornecedoras de água, a rede vertical e também a rede horizontal.
A vertical, também conhecida por cano central ou cano mestre, conduz água entre os andares e a rua, além do esgoto. Além do mais, quando os vazamentos provém dela, o reparo é todo de responsabilidade do condomínio, ficando responsável ao síndico, esse pagamento.
Sendo que, sempre que ocorrerem danos por falta de manutenção da rede vertical, a responsabilidade é do condomínio. Por exemplo, quando mofar paredes, infiltrar água nas paredes e gerar pintura desgastada por isso, os prejuízos serão pagos sempre pela gestão do condomínio.
Já a rede horizontal é composta pelas ramificações de canos da rede vertical, como chuveiro, pia, torneira, lavanderia, lavabo e ralos. Assim, essa é de responsabilidade e obrigação do responsável pelo imóvel, seja o seu inquilino ou até mesmo proprietário, vide contrato.
Sendo assim, é de extrema importância contratar um profissional para descobrir a origem exata do vazamento e fazer manutenções necessárias. Pois, dependendo disso, o morador prejudicado saberá como proceder com as despesas e quem deve arcar com elas.
Os equipamentos adequados para fazer o diagnóstico do vazamento em um apartamento são muito importantes. Uma empresa especializada deve dispor de todos os equipamentos necessários para fazer o trabalho.
Em primeiro lugar, o aparelho de ultrassom identifica os vazamentos por meio das ondas sonoras geradas por vazamentos em tubulações.
Vale destacar a câmera de vídeo também, aplicada na chamada “vídeo-inspeção”, onde se aplica o equipamento na extremidade de um cabo óptico. Dessa maneira, ele verifica através de imagens, as condições dos canos em sua parte interna, sendo essa, uma câmera que não suja.
Já o equipamento de termografia usa a temperatura para ajudar a identificar os pontos com umidade, resultante de infiltrações. Essa umidade gera queda de calor nos pontos mais afetados, sendo que contribui para detectar facilmente um vazamento no apartamento.
Detectar vazamentos nos apartamentos requer muito cuidado e alguns procedimentos especiais, sendo que tudo isso fica mais fácil com ajuda profissional. Aliás, lembrando que todos os equipamentos utilizados apresentam resultados em tempo real e servem para identificar tubulações de esgoto, de gás e ar comprimido.
Sendo esse um trabalho simples, prático e limpo, desde que efetuado por profissionais.
Para iniciar nesse ponto, o Código Civil não conta com uma lei específica sobre esses vazamentos entre apartamentos. Porém, existem outros artigos que podem e dever ser usados como base para ajudar a resolver esse problema, como, por exemplo:
Art. 1.331: esse artigo explica que existem áreas de propriedade exclusiva e outras de propriedade comum dentro do condomínio. Sendo que o parágrafo 2, diz que:
· 2o O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.
Essa parte do artigo, diz que, a rede geral de água é de responsabilidade do condomínio, sendo assim, eles arcam com os custos. A lei brasileira também diz como deve ser feito o rateio de despesas referentes a obras para consertar vazamentos no condomínio.
O artigo 1.336 define que é dever do condômino ajudar nas despesas do condomínio a partir da sua fração. Assim, em acordo com a lei, essa despesa poderá ser paga de alguma outra maneira, se o condomínio autorizar.
Por fim, a Lei do Inquilinato (n° 8.245/91) diz que o proprietário é responsável por pagar despesas que ocorram na unidade devido ao desgaste. Porém, tudo pode ser contornado com conversas e as informações corretas, por isso, sempre tente resolver com boa vontade e conversa.
Aqui na Soedil qualidade é coisa séria, por isso, nossas construções são feitas com total cuidado, para evitar problemas a longo prazo em nossas unidades.
Além de cuidar do vazamento de água no apartamento, escolher um imóvel que não sofrerá com este problema. Entre em contato agora mesmo, diga o que você deseja e conheça nossas unidades!
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.