Toda boa cidade possui lugares que chamam a atenção das pessoas que moram e das que estão visitando. Por isso, hoje vamos falar dos pontos turísticos de Campinas, essa grande cidade do estado de São Paulo. As pessoas que nascem em Campinas são conhecidas por serem muito solicitas e alegres, o que encanta os visitantes e quem vem morar aqui.
Em suma, essa cidade conta com uma grande quantidade de pontos turísticos que atraem um bom número de pessoas para as suas atrações, seja os belos cinemas que passam filmes em lançamento até as praças que estão sempre à disposição da população. O cuidado que a prefeitura tem com a cidade faz toda a diferença para esse ser um ótimo lugar para morar.
Campinas é uma cidade muito antiga, tendo sido fundada em 14 de julho de 1774, ainda na época que o Brasil era uma colônia portuguesa. Em suma, cidade conta atualmente 1,2 milhão de habitantes e possui um PIB superior a diversas capitais brasileiras. Sendo a cidade mais relevante do interior do estado de São Paulo e uma das mais ricas do Brasil.
Por essas e outras que existem diversos pontos turísticos de Campinas que estão entre os mais interessantes de se visitar, em várias listas do assunto. Então, isso se dá pela grande história da cidade e claro pelo investimento feito, para manter toda essa grande população feliz. Por isso, nesse texto, vamos listar alguns dos melhores e mais interessantes pontos turísticos de Campinas.
Um local que chama bastante atenção das pessoas que estão visitando a cidade, ele antigamente se chamava Castelo D'água que era usado para abastecer os bairros da região norte da cidade. Assim, essa torre possui 27 metros de altura e pode ser avistada de boa parte da cidade. Isso se deve a ela ter sido erguida em um ponto estratégico do município.
Ela está aberta à visitação e quando você sobe lá no alto consegue avistar toda a cidade, com uma visão que vale muito o passeio. Ainda existem informações no mirante dos lugares que podem ser vistos ao olhar pelas suas janelas. No seu interior ainda existe o Museu Histórico da Sanasa, lhe dando mais uma opção de entretenimento. A torre fica na Praça Vinte e Três de Outubro.
Igreja inaugurada em 1883, é a maior obra construída no mundo utilizando a técnica de taipa de pilão. A catedral possui muitos anos de existência e sua importância é tamanha que ultrapassa a de um templo católico comum. Afinal ela já é reconhecida como um patrimônio histórico, arquitetônico, religioso e cultural da cidade.
Hoje em dia ela é visitada por religiosos e curiosos, sendo um dos principais pontos turísticos de Campinas. Além disso, a Catedral Metropolitana de Campinas foi tombada como patrimônio histórico em duas esferas, no ano de 1981 pelo Condephaat que é em nível estadual, e em 1988 pelo Condepacc que é em nível municipal.
No ano de 2015 ela foi pintada em sua cor original, depois de passar 92 anos pintada de branco. A igreja fica na Praça José Bonifácio e pode ser visitada durante o dia.
Tendo sido inaugurado em 1872, o que uma vez já foi o complexo da antiga Fepasa. Hoje passou a ser conhecido como Estação Cultural Antonio da Costa Santos, levando o nome do antigo prefeito da cidade que foi assassinado durante o exercício do cargo. Aliás, no passado, o local serviu como uma estação ferroviária, até o ano de 2001, que foi o ano em que o último trem partiu.
Hoje ele é administrado pela Secretaria de Cultura de Campinas, sendo um importante espaço multicultural da cidade. Aliás, lá acontecem diversas apresentações artísticas de diferentes tipos exposições, feiras e outros eventos. Caso você seja um aficionado em trens aos sábados existe uma exposição de ferromodelismo com uma maquete aberta à visitação. Por fim, a Estação Cultural fica na Praça Marechal Floriano Peixoto.
O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini possui equipamentos de alta precisão e se destaca como um dos melhores observatórios do país, a sua qualidade é tão boa que faz planetas, estrelas e constelações parecem estar próximas de nós. Ele foi inaugurado em 1977 como o primeiro observatório municipal do Brasil, permitindo assim diversas atividades educacionais.
Ele foi tombado em 1994 como patrimônio histórico-cultural de Campinas, e suas atividades ocorrem aos domingos para o público em geral. Assim, com funcionamento das 17h até as 21h. Ele permite que pessoas de todas as idades tenham acesso a essa vista. Para quem possui interesse, ele está localizado no Pico das Cabras no distrito de Joaquim Egídio.
O lugar que é mais conhecido como Lagoa do Taquaral, tem como seu nome de batismo Parque Portugal. De fato, é um importante local de lazer na cidade, e sendo muito querido pelos cidadãos. Nos domingos, até às 13 horas uma das avenidas fica fechada, para permitir ao público utilizar a via para fazer caminhadas, andar de bicicleta, passear com o cachorro ou algo do tipo.
Dentro do parque existe uma área interna onde é possível realizar caminhada por uma área verde e praticar exercícios ao ar livre. Além disso, você também pode andar de bondinho por um percurso de 3km para ver como era a vida dos seus parentes mais velhos. Ou até mesmo andar de pedalinhos dentro da lagoa. Aliás, o parque fica na Avenida Doutor Heitor Penteado.
Sendo esse provavelmente um dos pontos turísticos de Campinas mais queridos pela sua população, senão o mais. Então, caso decida morar em Campinas é quase certeza que você vai querer visitar esse parque.
A cidade de Campinas possui muitas possibilidades de lazer, uma vez que une as melhores coisas que a nossa tecnologia nos oferece em relação ao entretenimento. Aliado às belezas da nossa natureza. Por isso, morar em Campinas é uma ótima escolha, e se você decidir morar aqui e não sabe como. Entre em contato agora mesmo, a Soedil é uma referência na região!
X
Chat Online
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.